terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ingredientes típicos Mexicanos!

Para adentrarmos um pouco mais na cultura mexicana, resolvi mexer nas minhas fotos do período que passei por lá e apresento aqui para vocês alguns ingredientes e pratos típicos. A reprodução no Brasil é um pouco difícil, mas acredito que conhecer coisas novas sempre pode nos inspirar a produzir alguma coisa diferente! Neste post vou contar um pouco sobre os ingredientes e, nos próximos dias, postarei sobre os pratos!

  • Nopal
O nopal é um cacto muito comum, você encontra em todos as feiras e mercados, já limpos e picados. É usado cozido ou regogado, como recheio de tacos ou em saladas. Tem o sabor bem suave, lembra um pouco o chuchu e solta uma baba igual a do quiabo.


  • Cuitlacoche
O cuitlacoche é um fungo do milho. Ele tem uma cor meio esquisita, a textura de pétala de rosa com um recheio cremoso preto... mas o sabor é maravilhoso, meio adocicado, lembrando o milho verde. É usado como recheio de tacos e quesadillas. Na cidade do México, no mercado de Coyoacán (perto do museo Casa Azul, a casa da Frida) provei a melhor quesadilla de cuitlacoche. A de flor de abóbora é muito boa também. Vale a pena a visita e, geralmente, os mexicanos comem este prato no café da manha, então é legal chegar até as 11h.




  • Maiz Pozolero
Também conhecido como Cacahuazintle, é uma variedade de milho originaria do México. A espiga é grande, os grão são mais brancos, macios e redondos do que o milho comum. Quando cozido, o grão se abre como uma flor e soltam uma espuma. Geralmente é usado para fazer o pozole, uma sopa típica mexicana, feita com caldo de frango ou porco, servido com alface, rabanete, suco de limão e orégano em pó.



  • Chile Mulato
Um dos principais ingredientes do mole negro, o Chile mulado é a pimenta poblana madura seca. É muito usada em vários pratos, como sopas, molhos...Você precisa hidratar a pimenta com água morna ou caldo de legumes antes de usar na recita. Ele tem um sabor amendoado, não muito apimentado.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário