segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Naked cake para o Réveillon

Vai receber amigos em casa, que tal inovar na ceia do Réveillon? O naked cake é a nova tendência em bolo: é feito com fatias de pão de ló, creme, brigadeiro ou doce de leite, recheio e cobertura de frutas, tudo ajeitadinho do seu jeito. Não fica lindo? Nessa época do ano, figos, mirtillos, morangos, amoras e ameixas são ótimas pedidas. Use sua criatividade e arrase na sobremesa.


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Receber com charme: champanhe no aparador

Saber receber bem é simplesmente deixar as pessoas à vontade na sua casa. Minha dica de hoje é simples, mas faz toda a diferença: deixe o champanhe à disposição dos convidados. No meu apartamento, gosto de dar uma leve decorada no aparador (que durante a semana serve para acomodar vasos e porta-retratos) e colocar o champanhe em um balde com bastante gelo. Lembre-se de deixar as taças sobre uma bandeja e um guardanapo para quem for se servir.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Bar Peixaria na Vila Madalena, em São Paulo

Minha dica hoje é o Bar Peixaria, na Vila Madalena, em São Paulo, para reunir os amigos no melhor clima de praia da capital paulista. Além de um isopor no pé da mesa com a cerveja no gelo, os quitutes são os melhores possíveis: porção de acarajé com três ou seis, ostras frescas, fish and chips (minha porção favorita) e muito mais. Adoro chegar e já escolher três opções de peixes e frutos do mar frescos na vitrine: os garçons colocam no pratinho e a gente vai petiscando enquanto os pedidos são feitos. Humm!!





 

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Banquete de canapés

Final de ano exige criatividade da gente: reunir amigos em casa e não servir só peru é um grande desafio. Minha sugestão é um banquete de canapés. Basta uma peça de salmão defumado (tempere uma peça de peixe fresco três dias antes com uma xícara de chá de vodka, sal e endro), tomatinhos, cogumelos, uma fruta da estação e torradinhas (biscoito cream cracker também serve!).


*Vinagrete de manga com tomates cereja e cebola temperado com vinagre, sal, salsinha e azeite




*Salada de cogumelos frescos. Doure no azeite e tempere com estragão




*Kani-kama com azeite, uma colher de limão e coentro




*Salmão curtido por três dias na vodka e temperado com sal e endro (ou dill)





segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sopa de Pêssegos com Melão e Sorvete de Manjericão

Pra fechar nossa ceia tropical com chave de ouro, ensino nesse 8o episódio do Cozinha Rosa a fazer uma Sopa de Pêssegos com Melão e Sorvete de Manjericão! Parece muita coisa, mas é super fácil de fazer. E, não preciso nem falar, é super refrescante e uma delícia! É o tipo de sobremesa que encanta qualquer convidado. Vamos ao vídeo?


Ingredientes:

• 1 Lata de pêssego
• ½ Melão
• 1 mc de manjericão
• 1 pote de sorvete de creme




sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Árvores de balas de morango

A árvore de natal de balas de morango é uma idéia super divertida para decorar a casa nos dias de festa. Vamos ao passo-a-passo?

Você vai precisar de:
  • Cola quente ou fita adesiva
  • 1kg de balas de morango
  • Cartolina (de preferência verde)
  • Prato para a base
  • Um bonito laço
Como fazer:

Faça um cone com a cartolina e cole a base com cola quente no prato.
Passe um pouquinho de cola quente (ou use a fita adesiva) na parte verde do embrulho da bala e grude no cone.
Preencha primeiro a base e finalize na ponta. Aí é só colocar o laço no topo e está pronto.







quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Novidade no Instagram e Purê de Damasco

Tem novidade na Cozinha Rosa! A partir de hoje, vamos postar algumas receitas em vídeo no Instagram da Cozinha Rosa (@cozinharosa)! Sim! Em apenas 15 segundos! Não acha possível? Então corre lá pra ver. A receita de hoje é purê de damascos. Taí a receita, mas não vai perder o vídeo pra ver direitinho como faz. Espero que gostem! =)





Ingredientes:

  • 01 quilo de damascos secos
  • 01 taça de vinho branco seco
  • água
  • sal e suco de limão a gosto
Modo de preparo:

Coloque os damascos numa panela, acrescente meia taca de vinho branco seco e preencha com água. Coloque a panela em fogo baixo, e deixe cozinhar até os damascos ficarem moles.
Bata no liquidificador (ou use um mixer direto na panela), volte pra panela, deixe aquecer, tempere com um pouquinho de sal e suco de limão.

Rendimento: 10 pessoas

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pisca natalino com cápsulas de Nespresso

Não é só na árvore de Natal ou na garrafa de vidro (veja aqui) que é possível usar o pisca-pisca natalino para tornar os ambientes ainda mais charmosos nessa época do ano. Reuni uns amigos para me doarem cápsulas de Nespresso e olhem só o resultado: pisca com sininhos coloridos.
É uma boa forma de reciclar as cápsulas e ainda renovar as luzinhas. Faça você mesmo!




Gostou? É bem fácil fazer: 

- Basta retirando o café das cápsulas, lavar e furar o fundo para encaixar as luzes. Como a cápsula é feita de alumínio em flexível, após encaixar a lâmpada, dobre no sentido oposto para fixá-la. Está pronto!


         

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Plantas e mais plantas na decoração da casa

Eu adoro plantas! Minhas favoritas em casa são a Veú de Noiva (abaixo) e o Dinheirinho em Penca, ou Tostão, que gostam de pouco sol e rega em dias alternados. Também gosto de temperos, claro, mas isso é para outro post :) Hoje quero mostrar algumas dicas para abusar das plantas dentro do apartamento.

Apesar de serem ambientes geralmente fechados e com menos luz, os apartamentos podem receber plantas na sala, na cozinha ou na varanda, basta escolher o tipo certo.


Sobre a cristaleira da sala, a Véu de Noiva dentro de um cesto rústico fica um charme!


Para quem gosta muito de plantas como eu, sugiro uma estante forrada de várias espécies: bromélias, orquídeas e até um tomilho limão perfumadíssimo vão superbem!



Vasos diferentes, potes, estátuas e outros objetos de decoração são pequenos destalhes que fazem a diferença. Gostaram?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Salmão com Crosta de Castanha do Pará

O prato principal da nossa ceia é um Salmão com Crosta de Castanha do Pará! Um prato delicioso e que pode ser adaptado ao seu gosto, trocando a castanha do pará por nozes, pistaches ou até mesmo macadâmias. O peixe fica com uma linda crosta dourada por fora, o que só torna ainda mais encantadora a sua cor rosada por dentro. Esse é um prato super fácil e ótimo para perder o medo que algumas pessoas tem de cozinhar peixes. É sucesso garantido. ;)





Ingredientes:

• Filet de salmão
• Manteiga
• Folhas de salvia
• Sal
• Raspas de limão
• ½ Pão de forma
• 150gr de castanha do para
• 1 cebola picada
• Azeite
• Salsinha picada a gosto
• Sal a gosto


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Carne com cerveja preta de panela

Ai, gente, essa receita é de dar água na boca só de falar. Carne feita com cerveja preta na panela de pressão! Ao final do cozimento, a carne desmancha na boca e o molho fica consistente e muito saboroso. Acompanhe com arroz branco e farofa doce com bacon, banana, ovo e milho verde. Anote aí e experimente!

















 Ingredientes
  • cenoura
  • alho poró
  • bacon
  • alho
  • pimenta calabresa
  • salsinha desidratada
  • um copo de cerveja preta
  • um copo de molho de tomate
  • sal
  • azeite
  • 1/2kg de coxão mole cortado em cubos
Modo de preparo
  • Tempere a carne com sal e doure na panela de pressão com azeite, bacon, alho poró e alho
  • Acrescente o molho de tomate, a cerveja, a salsinha e a pimenta a gosto e deixe cozinhar um pouco
  • Acrescente água para cobrir a carne e tampe a panela. Cozinhe por 20 minutos e verifique. Se não estiver pronto, cozinhe pelo tempo necessário com a tampa da panela aberta.








quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pipoca com criatividade e muito sabor

Minha dica hoje é P-I-P-O-C-A. Tem até uma música que diz que pipoca é coisa sem graça, sem gosto e tal. Exatamente por isso é um alimento ótimo para usar a criatividade: ela vai com tudo!
Eu faço na minha usando os milhos na pipoqueira porque não vai óleo e fica mais saudável. No microondas também funciona: coloque os milhos dentro de um saco de papel de pão no tempo estipulado pelo aparelho e o resultado é bem semelhante. Aí é só usar a imaginação!

Doce
Eu gosto com caramelo feito em casa. Basta derreter em fogo baixo duas xícaras de açúcar orgânico (uso a marca União) com um raminho de alecrim para perfumar e despejar a cada por cima da pipoca pronta. Gosto de acrescentar a castanha goiana, vocês conhecem? Ela tem um sabor ótimo, como de amendoim torrado, mas é mais graúda. Desse jeito você tem pipoca e nuts carameladas no mesmo pote. Hummm!


Salgada
Essa é bem saborosa: basta fritar os bacons na própria gordura (eu não acrescento azeite nem manteiga) e depois misturar na pipoca já pronta. Isso porque não costumo fazer a pipoca na panela, mas se esse for o seu caso, é só colocar o bacon ainda cru junto com a pipoca e deixar estourar. Acrescentar pedacinhos de queijo gorgonzola fazem uma boa diferença no sabor. Delícia!




Doce e salgada
Outra dica é chips da banana com pipoca. Não torça o nariz antes de provar, fica ótimo! Asse por aproximadamente 25 minutos finas fatias de banana prata no forno pré-aquecido a 170ºC. Depois, acrescente-as ao pote de pipocas temperando com uma pitada de sal, outra de açúcar e polvilhe canela. Exótico e saboroso!



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Brigadeiro de Canela


Essa é uma receita de família. Desde pequenininha lembro da minha mãe fazendo esses brigadeiros. Eram o maior sucesso, ninguém havia provado antes e todo mundo adorava. Até quem dizia não gostar de canela!!! Ela diz que a primeira vez que comeu foi em Siqueira Campos na casa da minha tia Ilda. A receita orignal vai também uma colher de mel, mas eu prefiro sem.

Ingredientes:

·        1 Lt leite condensado
·        1 colher de café de canela em pó
·        1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes na panela, levar ao fogo, mexer sem parar até começar a desgrudar do fundo da panela.
Colocar o brigadeiro num prato e deixar esfriar.
O legal é fazer os brigadeiros em duas pessoas. Uma enrola as bolinhas - bem feitas sem deixar marquinhas, joga numa bowl com canela em pó peneirada - e a outra, com as mãos limpas e bem secas,  tira o excesso de canela e coloca nas forminhas.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Batidinha de coco

Super fácil de fazer e a galera pira! Hehe. Perfeito para servir de aperitivo em dia de feijoada.

Vamos aos ingredientes:

  • 01 lata de leite condensado
  • 01 lata de leite de coco
  • 01 lata de cachaça ou vodca
  • gelo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva bem gelado! ;)





segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ceviche de Camarão com Manga


As tradições Natalinas vem dos países Europeus. Por isso, sempre nos deparamos com pratos mais pesados e gordurosos que fazem sentido serem servidos nos países do velho continente. Porém, aqui no Brasil, durante essa época faz muito calor! Então, porque não adaptar a ceia para o nosso país e servir pratos que não só realçam o que o Brasil tem de melhor, mas que também combinam muito mais com nosso clima? Durante esse mês de dezembro, vou ensinar alguns pratos para você preparar uma ceia diferente e que, certamente, agradará seus convidados. 

Começando pelo Ceviche de Camarão, que apesar de ser um prato peruano, flerta com o Brasil ao usar nossas deliciosas mangas. Receita super fácil de fazer e deliciosa!



Ingredientes (para 02 pessoas):

• 6 unidades de camarão rosa
• Raspas de um limão
• ½ manga em cubos
• 1/3 Pimenta dedo de moça
• 1 cebola roxa
• Suco de limão a gosto
• Sal a gosto
• Azeite
• Coentro

Cozinhe os camarões no vapor e separe. Corte a manga em cubos, a cebola em fatias finas. Junte tudo em um bowl. Tempere com a pimenta dedo de moça e coentro bem picados, raspas dos limões, suco do limão siciliano, sal e azeite a gosto!

Para servir, sugiro utilizar recipientes de vidro para realçar o colorido do ceviche! Bom apetite!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Salada simples, mas com muito charme



Hoje o menu pede uma saladinha de entrada. Escolhi ingredientes simples, como alfaces crespa, lisa e americana, tomatinhos grape e kani-kama. Para dar mais charme, que tal colocar uma pequena molheira no centro e posicionar as verduras em volta? Ficou fofo, né?

O molho de hoje é feito de mostarda dijon, chimichurry (tempero argentino usado em carnes), tempero mix de alho e tahine (encontrado em empório árabe) e melado. Eu definiria o sabor como agridoce rústico.



Outra opção para caprichar nas ocasiões que não exigem muita sofisticação - como um almoço de semana - é acrescentar frutas da estação aos ingredientes. No mês de dezembro, gosto de melão com presunto cru ou de parma (sempre tenho frios congelados para uma emergência) e ameixa ou manga no meio das folhas.



quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Frango com milho na espiga


Frango com milho na espiga

Adoro comidinha caseira e hoje resolvi fazer um frango ao forno temperado apenas com lemon pepper (comprei no Mercado Municipal da Lapa) e milho cozido na panela de pressão por 25 minutos. 
Para dar mais gosto ao milho, derreti manteiga sem sal (gosto da marca President). Colhi um ramo de alecrim para acrescentar aroma e usar como pincel para besuntar.
Para acompanhar, fiz meu arroz sete grãos preferido (Ráris) bem soltinho e vagem francesa (escaldada por 10 minutos) com azeite de baunilha e canela caseiro (faz igual ao vinagre caseiro - link)  
Bom apetite!










quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Torrone com chocolate


O post hoje é sobre torrone, esse doce à base de caramelho, claras e amendoins de origem italiana tão difundido no sul e sudeste do Brasil. Geralmente doces demais, eles chegam a enjoar, né?! E se vier coberto com chocolate, então... 

Bom, por isso vim falar sobre o torrone da Qoy Chocolate Experience (http://www.qoy.com.br/). A chocolateria - ainda pouco conhecida em São Paulo (só tem um endereço na Vila Leopoldina) - faz sucesso em Minas Gerais e Goiás com vários produtos artesanais elaborados pela chocolatier Andreia Falci.

Coberto com chocolate branco (meu preferido) ou chocolate ao leite, o doce tem um leve sabor semelhante a marzipan e vem com uvas passas ou amendoim incorporados à massa. Combinação perfeita para o café após um jantar com amigos.


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Biscoito Lua de Mel


O Biscoito Lua de Mel é a receita perfeita para fazer durante as festas de fim de ano. Fácil  e gostoso é ideal para servir com cafezinho ou até para presentear alguém.

Ingredientes:

• 500gr de margarina ou manteiga

• 250gr de açúcar

• 800gr farinha de trigo

• 1 pitada de sal

Mel, açúcar e canela

Modo de preparo:

Misturar o açúcar com a farinha e o sal.
Adicionar a mantaiga em cubinhose misturar até formar uma massa homogênea.
Descansar a massa na geladeira por pelo menos 4 horas.
Abrir com ajuda de uma rolo de macarrão entre dois plástico, deixar a massa com mais ou menos 4mm. Usando um cortador, fazer as florzinhas, com um cortados redondo fazer o miolo e colocar no meio da flor.
Fazer buraco sem afundar muito, colocar um pinguinho de mel e assar em forno pré aquecido 150C por mais ou menos 12 minutos ou ate assar por inteiro. Jogar uma mistura de açúcar com canela enquanto o biscoito estiver morno.
Retirar o excesso, deixar esfriar e guardar num pote bem lacrado para não murchar.
O biscoitinho dura até uma semana.